close
Ciência e Tech

Estudo indica que existe água em Plutão

Um dos grandes momentos da astronomia do século XXI foi a chegada da sonda New Horizons em Plutão, apresentando não apenas o (ex) planeta em detalhes, mas muitas informações que apenas agora começam a ser analisadas por equipes de cientistas. A última grande novidade: parece que existe água liquida em Plutão.

Pelas fotos do astro é possível perceber longas cadeias de relevo irregular, com altas montanhas e vales. Tudo isso significa uma coisa: algum tipo de atividade geológica. Acredita-se então que exista em Plutão um manto de água líquida subterrânea que ainda não se congelou completamente.

Devido a sua localização, era esperado que se encontrasse apenas água congelada na forma de gelo II, um tipo mais cristalino e compacto do gelo que conhecemos. Esse gelo II pode ser encarado como uma forma mais agressiva de congelamento, atingindo as partes mais profundas do pequeno planeta, mas também não permitiria todo o relevo que se vê nas fotos . Por isso há esperança de ainda encontrar água líquida debaixo da crosta de gelo de Plutão. Se existir água líquida, há sempre a possibilidade de encontrar alguma forma de vida.

A New Horizons cumpriu o seu dever em Plutão de forma incrível, e com a Juno se aproximando de Júpiter para uma série de trabalhos, o nosso Sistema Solar vem se tornando um lugar cada dia mais conhecido. Agora precisamos torcer para que novas sondas sejam enviadas, agora para perfurar a crosta congelada dessas luas e pesquisar oceanos submersos.

Abaixo, algumas imagens onde é possível perceber todo o relevo de Plutão:

Para mais informações sobre espaço, o universo e tudo o mais, fique ligado no Rota42.

Tags : JunoNew HorizonsPlutãoSistema Solar
Thomaz Maioline

O autor Thomaz Maioline

Leitor de ficção cinetífica, hi-tech afficionado, fã de Seinfeld. Fanático com música, livros e quadrinhos. Caçador de barganhas.