close
Ciência e TechNotícias

Alemanha: Apenas carros elétricos a partir de 2030

Ansioso para viver em uma cidade com carros elétricos e veículos sem emissão de poluentes? A Alemanha está trabalhando para transformar isso em realidade. E o motivo disso é até simples: o país não está muito interessado em abrir mão de impostos para facilitar a entrada dos carros verdes no mercado. Proibir veículos a gasolina acaba por ser mais barato.

É preciso lembrar que vários países onde carros elétricos (ou a base de células de hidrogênio) são vendidos, existem abatimentos expressivos para facilitar a adoção por parte da população. Pegue o Chevrolet Bolt por exemplo, o novo carro elétrico da GM ganhou um abatimento de $7,500 em impostos federais nos Estados Unidos. Agora, multiplique isso para dezenas de milhares de veículos nos próximos 10 anos.

O governo alemão definitivamente não quer abrir mão desse dinheiro, e para isso pretende banir carros de combustão até o ano de 2030. Ambicioso, não? O conselho federal do país (Bundesrat) já aprovou a medida e pretende leva-la a Comissão Europeia para ampliar a ideia por todos os países membros. Como dizem por aí: leis sugeridas pela Alemanha geralmente são aceitas pela União Europeia.

Carros elétricos - Volkswagen ID

O curioso de tudo isso é observar que mesmo com essa possível pressão pelo fim dos carros a combustão, veículos a diesel estão com suas vendas em plena queda no continente – mesmo desfrutando de incentivos como os carros elétricos. Até a Volkswagen exibiu recentemente a sua alternativa (principalmente depois do escandalo envolvendo seus carros), que andam dizendo ser mais barato e com mais autonomia que um Tesla.

Os carros com zero emissão de poluentes estão se tornando uma realidade cada vez mais viva no nosso mundo. Da próxima vez que um europeu for comprar um carro novo, mesmo se o seu interesse não for esse, enormes são as chances de ele ser um veículo elétrico.

PS: Vale lembrar que discutimos carros elétricos em um dos nossos podcasts. Você pode ouvi-lo aqui.

Para mais informações sobre carros elétricos e tudo o mais, fique ligado no Rota42 e em nossas páginas do Twitter e Facebook.

Tags : AlemanhãCarros elétricosChevrolet VoltVolkswagen ID
Thomaz Maioline

O autor Thomaz Maioline

Leitor de ficção cinetífica, hi-tech afficionado, fã de Seinfeld. Fanático com música, livros e quadrinhos. Caçador de barganhas.