close
Ciência e Tech

Confira tudo que a Apple mostrou na WWDC 2016

wwdc2016-tim-cook

Conhecida em terras brasileiras como Encontro Mundial de Desenvolvedores Apple, a WWDC é o evento onde a empresa de Cupertino apresenta as novidades dos seus sistemas operacionais para cada uma de suas plataformas. Estamos falando do iOS, watchOS, macOS e tvOS. Ou seja: o tipo de encontro que usuários Apple devem ficar de olho.

Apple iOS

ios-apple-wwdc16

A Apple é reconhecida como uma gigante da integração usuário-dispositivo, e isso fica ainda mais claro com as novidades que o iOS 10 está trazendo. Por exemplo, não será mais necessário apertar o “home button” para ver o que está na tela. Graças ao acelerômetro, basta pegar o iPhone nas mãos e a tela vai ligar sozinha. Uma ajuda bem sutil e muito bem vinda.

O multitasking, algo que a Apple demorou um pouco a adotar em comparação com a Google, aparece mais forte do que nunca. Agora é possível aumentar o alcance de toda a informação que está na tela. Seja através de notícias em tempo real na web ou até mesmo a situação do transito após uma rápida pesquisa de endereços. Está utilizando um app e do nada precisa utilizar a câmera? Basta trocar a tela e ela vai estar lá, pronto para uma foto.

O app de mensagem iMessage agora pode ser integrar com demais aplicativos de chat como Whatsapp e Wechat. E o que falar de agora ser capaz de utilizar a Siri com suas mensagens? Alguém perguntou onde você está? A Siri agora pergunta se você deseja compartilhar sua localização e pronto: ela é enviada ao seu contato. Links e vídeos agora podem ser inseridos na janela de bate-papo. Gosta de emojis? O sitema agora consegue ler todas as palavras que você escreve e marca aquelas que podem ser transformadas em rostinhos engraçados. Cabe um emoji? Basta clicar na palavra.

É importante adicionar que a Apple vai liberar o app de mensagens para desenvolvedores, então pode esperar coisas incríveis em breve.

Lembra daqueles vídeos que o Google Photos consegue fazer de forma automática? Agora é possível fazer o mesmo diretamente no iOS. Falando rapidamente sobre música, o Apple Music também está de cara nova, sem falar que uma interessante opção foi adicionada: agora é possível acompanhar a letra das canções.

Interessado em transformar a sua casa em uma smart-home? A Apple acaba de introduzir um sistema de automação residencial extremamente intuitivo. Estamos falando de controlar lâmpadas, visualizar em vídeo quem está tocando a campainha, etc. Agora é torcer que funcione bem, seja adotado pelos usuários e que o desenvolvimento continue.

Swift Playgrounds

Uma linha cada vez mais seguida por grandes empresas: com o Swift Playgrounds a Apple pretende ensinar as pessoas a desenvolver códigos. Uma grande chance de crianças terem acesso ao que a humanidade mais precisa no futuro: novas ideias em forma de códigos bem escritos. Como comprometimento com essa ideia, a Apple vai disponibilizar esse app de forma gratuita.

Apple watchOS

apple-watch-wwdc2016

O relógio inteligente da Apple pode não ter vivido uma recepção tão calorosa como os outros produtos (não que tenha sido ruim, mas não foi toda a loucura que a empresa esperava), mas com os novos upgrades, ele está se tornando sem dúvida um produto muito melhor.

A interface está passando por melhorias, agora é possível selecionar os apps mais utilizados com mais facilidade e o mesmo vale para as “respostas inteligentes” que já estão fixas nas notificações de mensagem. Para quem nunca imaginou escrever mensagem nos Apple Watch, esse procedimento está mais fácil, graças a possibilidade de escrever com o dedo – da mesma forma que você faria de forma lúdica em uma folha de papel.

Para as pessoas que utilizam o gadget para atividades físicas, agora é possível acompanhar os exercícios de amigos, enviando mensagens de incentivo e trocando informações. Nada de app externo, isso é feito direto no relógio. Para os desenvolvedores, a Apple abriu a possibilidade de utilizarem o Apple Pay, ao mesmo tempo que agora é possível coletar dados no background do aplicativo.

O WatchOS 3 já está disponível para download.

Apple macOS

macbook-air

Muitas pessoas se confundiam sobre como chamar o sistema operacional da Apple, agora ela mesma chama o sistema de macOS de forma oficial – depois de quinze anos com nomes de felinos e lugares famosos da Califórnia. Com a sua primeira versão chamada “Sierra”, o novo macOS já está liberado para desenvolvedores, mas vai chegar para o grande público apenas no final do ano. Como podem perceber, o nome é muito semelhante a outro que a Apple usou no passado: Mac OS (e admito que até hoje o chamava assim). Mas macOS vem para acompanhar a nomenclatura dos demais sistemas operacionais, como watchOS, tvOS, etc.

Como não poderia deixar de ser, o macOS agora tem suporte a Siri, então prepare-se para ter respostas para tudo também no seu desktop.

Apple tvOS

tvos-wwdc2016

Com a concorrência cada vez mais forte de mediacenters como Amazon Fire TV, Chromecast e Roku, a Apple precisa mesmo mostrar força com sua Apple TV. As novidades começam com novos aplicativos de peso, tendo como grandes nomes o Sling TV (o primeiro app com grandes canais de TV sendo exibidos em live streaming) e, prepare-se: Minecraft: Story Mode.

A Apple também melhorou o controle do aparelho através do iPhone, sendo agora possível utilizar o giroscópio para algumas funções específicas. Um grande ponto é a possibilidade de utilizar sistemas de automação residencial na Apple TV, assim como sistemas de segurança que podem ser utilizados em plataformas Apple.

São muitas novidades, mas um conteúdo para desenvolvedores e pessoas mais aficionadas com os aparelhos Apple.

Para saber mais sobre Apple, gadgets e tudo o mais, fique ligado no Rota42.

Tags : AppleApple WatchiOSiPhonemacOStvOSwatchOS
Thomaz Maioline

O autor Thomaz Maioline

Leitor de ficção cinetífica, hi-tech afficionado, fã de Seinfeld. Fanático com música, livros e quadrinhos. Caçador de barganhas.