close
GadgetsNotícias

Pedalar pelo mundo em Realidade Virtual

Você já pensou em colocar um headset de Realidade Virtual e utilizá-lo em conjunto de um programa de mapas? Já que fazer viagens pelo Google Street View parece ser um hobby crescente (vide Antônio e Marcelo), Aaron Puzey teve uma ideia diferente: colocar uma bicicleta ergométrica na equação.

A ideia de utilizar o Street View surgiu quando o uso da bicicleta começou a ficar entediante, e como exercícios são cada vez mais necessários no nosso cotidiano, nasceu a ideia de deixar a atividade mais interessante. Com a tecnologia mais acessível, Puzey comprou um Samsung Galaxy Gear e o conectou a sua bicicleta, agora a sua meta é pedalar por 1,500 quilmetros, de Land’s End até John o’ Groats – a maior travessia do Reino Unido, sem sair de casa.

Segundo Puzey, o mais interessante é perceber a imersão em navegar em um ambiente tão restrito como o Google Street View. Segundo ele, a pesada compressão de imagens e a tecnologia utilizada pelo Google faz áreas urbanas serem aceitáveis, já objetos como árvores e regiões rurais com o horizonte aberto não ficam muito boas pela falta de profundidade das imagens – como consequência, a simulação em três dimensões não fica muito legal. “Mesmo assim, parece que eu estou lá”.

Uma solução tão interessante não foi tão difícil de realizar. Puzey disse que foi necessário desenvolver um aplicativo próprio para efetuar o download dos dados do Street View direto para o Gear VR, e a partir daí foi necessário apenas conseguir um monitor de cadência para a bike – assim as pedaladas são reconhecidas pelo programa. Todo o trajeto de Aaron Puzey está sendo registrado em seu blog.

Essa foi apenas uma solução caseira desenvolvida por uma pessoa com uma boa ideia, agora imagine grandes empresas oferecendo soluções mais robustas na mesma modalidade? A entediante bicicleta ergométrica (ou a esteira de corrida) podem se transformar em verdadeiras estações de diversão. Apenas pense em passear por qualquer lugar do mundo enquanto pratica atividade física, não seria incrível? Agora só preciso saber se o Google Street View já mapeou Chernobil.

Para mais informações sobre Realidade Virtual e tudo o mais, fique ligado no Rota42.

Tags : Realidade VirtualVR Headset
Thomaz Maioline

O autor Thomaz Maioline

Leitor de ficção cinetífica, hi-tech afficionado, fã de Seinfeld. Fanático com música, livros e quadrinhos. Caçador de barganhas.