close
NetflixNotícias

Christopher Nolan critica modelo de negócios da Netflix

Um dos grandes diretores que você não verá trabalhando para a Netflix é Christopher Nolan. Durante entrevista ao Indiwire para divulgação de Dunkirk, o cineasta disse que o modelo de negócios da gigante do streaming “não faz sentido” e que não tem interesse de trabalhar dessa forma. Ficou curioso? É preciso entender quais são as cartas na mesa.

Christopher Nolan (um podcast dedicado a ele pode ser ouvido aqui) é um diretor que luta abertamente pelo estilo clássico do cinema – um espaço dedicado para os filmes. Segundo ele, por melhor que seja o setup que uma pessoa possua em casa, esse nunca chegará perto de uma sala de cinema. Para se ter uma ideia, Nolan ainda trabalha com película, enquanto grande parte da indústria já abraçou o formato digital.

Já a Netflix e seu serviço de streaming massificam a forma como se consome filmes e séries de TV. Os longas-metragens originais da Netflix vão direto para a TV, escapando da exibição nos cinemas, sendo que, alguns deles possuem exibição simultânea nos cinemas e TV. Segundo Nolan, essa decisão é simplesmente “bizarra”. O diretor diz que uma forma de conciliar os dois lados é o padrão adotado pela Amazon. Seus filmes só chegam ao serviço de streaming 90 dias após a exibição nos cinemas.

O argumento do diretor é válido. Por outro lado, a Netflix não deve oferecer uma mudança sobre a forma como trabalha. A cada ano, milhões de novos usuários chegam ao serviço, ao mesmo tempo em que suas obras originais vencem cada vez mais prêmios. O serviço de streaming certamente vê a solução de colocar seus filmes no cinema como uma forma de adicionar prestigio à obra. Nada muito longe disso.

Não podemos esquecer que, mesmo com dois filmes selecionados para Cannes 2018, Okja, foi muito vaiado e teve a sua exibição interrompida. A culpa não foi do filme, foi da logomarca da Netflix que surgiu na tela. Dessa forma, percebe-se que Christopher Nolan não está sozinho quando o assunto é discutir como a gigante do streaming atua. Não podemos esquecer que da mesma forma que ela produz conteúdo, ela o entrega diretamente para os consumidores, uma situação pouco comum na indústria.

Para mais informações sobre filmes e tudo mais, fique ligado no Rota42.

Tags : Chriistopher NolanCinamaNetflixStreaming
Thomaz Maioline

O autor Thomaz Maioline

Leitor de ficção cinetífica, hi-tech afficionado, fã de Seinfeld. Fanático com música, livros e quadrinhos. Caçador de barganhas.