close
EspaçoNotícias

Estação Espacial nas mãos da iniciativa privada

Por essa ninguém esperava. Durante um evento em que o pessoal da NASA explicava como vai funcionar a missão chamada “Jornada para Marte”, deixaram escapar que uma das ideias da agência é passar o controle da Estação Espacial Internacional (EEI) para a iniciativa privada, algo que deve ocorrer na próxima década.

Utilizada basicamente para pesquisas de ciência graças à falta de gravidade, já foi dito que a Estação Internacional teria o mesmo fim que a antiga estação espacial russa, a MIR, que com o fim da União Soviética e sem dinheiro para manutenção, acabou sendo destruída. No caso da EEI, é preciso lembrar que o governo dos Estados Unidos iria cessar os investimentos na estação em 2016, mas o Presidente Barack Obama estendeu esse prazo para meados da próxima década.

A NASA não apontou nenhum comprador em especial, mas diferente do destino da estação russa, o contexto é muito mais favorável. Estamos vivendo uma época em que cada vez mais empresas privadas se interessam pelo espaço, onde o conhecimento e investimento têm saído das mãos de governos e chegando até pessoas comuns – pessoas comuns com muito dinheiro.

Ao contrário do que se acredita, é pouco provável que a SpaceX seja uma das empresas de interesse na estação espacial, já que até o momento o objetivo de Elon Munsk e companhia é simplesmente baratear os custos da viagem até o espaço e também colocar os pés em Marte. Boeing e outras empresas se mostram páreos mais reais, já que conseguiriam manter o caráter cientifico da estação, alugando módulos para pesquisas científicas, algo de muito interesse para empresas, universidades e até mesmo países. Não podemos esquecer do turismo espacial, um nicho que também pode ser muito explorado no futuro.

De qualquer jeito, com o tempo vamos descobrir quem será o proprietário dessa maravilha da engenharia. Ela é linda, não é mesmo?

Estação Espacial Internacional

Para mais informações sobre SpaceX, estação espacial e tudo o mais, fique ligado no Rota42.

Tags : Elon MunskEstação Espacial InternacionalNASASpaceX
Thomaz Maioline

O autor Thomaz Maioline

Leitor de ficção cinetífica, hi-tech afficionado, fã de Seinfeld. Fanático com música, livros e quadrinhos. Caçador de barganhas.