close
EspaçoNotícias

ExoMars: ESA e Roscosmos já estão chegando em Marte

Você acha que construir um foguete e ir Marte (ou querer ir para Marte) é uma exclusividade da NASA, SpaceX e Boeing? Nada disso, a ESA (Agência Espacial Européia) e a Roscosmos (Agência Espacial Federal Russa) estão se preparando para aterrissar uma sonda no planeta vermelho, caso tudo ocorra bem, eles serão – junto da agencia americana – os únicos a conseguir enviar um objeto para Marte.

O que é?

A ExoMars é uma missão de astrobiologia programada para procurar sinais de atividade geológica e biológica em Marte composta por dois módulos que vão se separar quando chegarem a órbita do planeta. A Trace Gas Orbiter (TGO) vai se manter em baixa atitude e o seu trabalho será escanear a atmosfera marciana em busca de metano, vapor de água e outros gases. O segundo módulo, o Schiaparelli, vai atuar na superfície do planeta.

Chegar em Marte não é fácil

Mesmo se tratando de agencias com muita esperiência no envio de sondas para fora do nosso planeta, tanto a ESA como a Roscosmos não possuem experiências de sucesso em enviar coisas até Marte. Ambas carregam uma longa lista de falhas, o que cria ao redor da ExoMars uma grande expectativa. Por exemplo: a NASA parece ter dominado a técnica de enviar sondas tanto para a órbita como a superfície do planeta, capacidades que vão ser postas a prova pela SpaceX em breve.

ExoMars - Separaçao

ExoMars é uma missão de longo prazo

Felizmente, os envolvidos sabem que algo pode dar errado quando a ExoMars chegar ao seu destino. Claro, a intenção é que tudo dê certo com ambas as sondas, mas toda uma análise será feita para testar a tecnologia de propulsores de aterrissagem utilizadas aqui. A razão disso? A segunda fase da ExoMars consiste de um laboratório móvel muito maior que será lançada em 2020. Caso algo dê errado, não será uma perda total. Estamos todos aprendendo, não é mesmo?

Para mais informações sobre ExoMars e tudo o mais, fique ligado no Rota42 e em nossas páginas do Facebook e Twitter.

Tags : ESAMarteNASARoscosmos
Thomaz Maioline

O autor Thomaz Maioline

Leitor de ficção cinetífica, hi-tech afficionado, fã de Seinfeld. Fanático com música, livros e quadrinhos. Caçador de barganhas.