close
Ciência e Tech

Google espera lançar o Projeto Ara em 2017

Você já pensou em ter um smartphone realmente configurável? Um aparelho que pudesse ter uma câmera de maior capacidade ou autofalantes estéreo para você escutar música com melhor qualidade? (Sem incomodar ninguém, de preferência). O Project Ara da Google é exatamente isso, um telefone modular. Basta pensar no brinquedo Lego: uma peça é a tela, outra a memória, processador, câmera frontal, traseira, tudo encaixado em uma peça central, que nesse caso podemos fazer uma analogia com a placa mãe de um computador.

Depois de muito tempo em silencio, Blaise Bertrand, Chefe Criativo da ATAP (Advanced Technology and Projects – empresa Google) informou que uma nova versão de desenvolvimento estará pronta para o primeiro quadrimestre de 2017, ao mesmo tempo em que uma versão “fina, leve e linda” para o consumidor final é esperada para o mesmo ano (Veja o vídeo acima e vamos comemorar!)

Com o lançamento previsto inicialmente para 2016, houve tempo para melhorar a ideia (houveram casos de peças de soltando no laboratório). Por exemplo, de modo a facilitar o uso cotidiano, não é necessário desligar o aparelho para remover os módulos. Basta ir nas configurações e apontar para destacar algo como a câmera e pronto, o pequeno módulo se solta e está na sua mão. Achou complicado? Basta utilizar um comando de voz tipo “Ok Google, ejetar a câmera”. (Chique, hein?).

É esperado que uma série de parceiros apareçam fornecendo módulos para o aparelho, alguns já foram anunciados, como a Toshiba (armazenamento de dados), e a E Ink (para telas secundárias com consumo reduzido de bateria).

Muito se espera desse novo conceito, já que representa uma quebra de paradigmas na forma como se consome dispositivos móveis. Finalmente o seu smartphone poderá ser aquilo que você realmente precisa: Um aparelho totalmente customizável e de acordo com as suas novidades.

Quer ficar ligado no Project Ara, Google e tudo o mais? Fique ligado no Rota42!

Tags : GoogleProjeto AraTelefone Modular
Thomaz Maioline

O autor Thomaz Maioline

Leitor de ficção cinetífica, hi-tech afficionado, fã de Seinfeld. Fanático com música, livros e quadrinhos. Caçador de barganhas.