close
GadgetsMobileNotícias

iPhone 7 | Ele está entre nós!

Após meses de especulações, finalmente o iPhone 7 foi revelado. Acompanhado pelo seu “irmão maior”, o iPhone 7 Plus, a Apple pôs fim ao mistério no último dia 07, na já tradicional conferência do mês de setembro da empresa.

Visualmente as novidades são sutis, mas neste caso é como diz o ditado: “O diabo está nos detalhes”.

Sem entrada para fones de ouvido!

phone-adaptor

O principal rumor sobre a nova versão dos celulares da maçã se concretizou. Os novos iPhones não virão com a entrada 3.5mm para fone de ouvido. Na verdade, a única entrada será a já tradicional lightning port, presente nos últimos celulares da empresa.

No lugar da entrada de 3.5mm temos mais um autofalante, tornando possível a reprodução de músicas em estéreo nos novos iPhones.

Nos dias que antecederam a conferencia chegou a sair a informação que o novo celular da Apple viria com os novos “AirPods”, os fones bluetooth da Apple. Isso no fim não se concretizou – e a julgar pelo preço absurdo deles, R$ 1399 no Brasil, jamais aconteceria -.

Os novos iPhones virão com fones de ouvido que utilizam a lightning port para se conectar. Mas se você não gosta dos fones da Apple e está se perguntando como fará para usar os seus fones favoritos, saiba que os novos celulares virão com um adaptador da lightning port para o conector 3.5mm (e boa sorte se você quiser escutar música enquanto carrega seu celular).

O novo botão home.

tapctic-engine-home-iphone

Outra justificava da Apple para a retirada do conector 3.5mm foi a mudança no botão home. Nos iPhones 7 e 7 Plus o botão home não é mais um botão físico, embora ele ainda esteja levemente abaixo da superfície do visor, seu funcionamento agora se dá através do sensor de feedback tátil, que vibra toda vez que o usuário “pressiona” o botão home.

O novo botão continua com as mesmas funcionalidades das últimas versões, porém a adição do “motor de feedback tátil” promete, segundo a Apple, dar novas possibilidades aos desenvolvedores para desempenhar novas funções, como notificações, configuração de toques de celular, etc.

Nova câmera! No iPhone 7 Plus….

camera-7plus

Entra ano e sai ano, e a batalha das câmeras nos celulares se acirram cada vez mais. Os novos iPhones vem com o mesmo sensor primário de 12mp da versão anterior. Mas engana-se quem acha que a câmera é a mesma, os novos celulares da Apple contam com vários “tweaks” em suas câmeras.

O iPhone 7 conta com uma lente f/1.8 de abertura versus f/2.2 da versão anterior, a câmera também tem um sensor 60% mais rápido e é 30% mais eficiente. Segundo a Apple as novas câmeras também são capazes de um tempo de exposição 3x maior que as anteriores e captam 50% mais luz, além de claro, e finalmente um módulo OIS (Optical Image Stabilization) .

Porém, a grande novidade sem dúvida é a câmera do iPhone 7 Plus, talvez o item de maior inovação na mais recente encarnação dos celulares da empresa.

Tudo isto porque o iPhone 7 Plus conta na verdade com duas, sim, duas câmeras. O maior celular da Apple vem com duas câmeras com sensores de 12 megapixels, sendo uma com lente “wide angle” de 28mm e abertura de f/1.8, a mesma do “irmão menor”, e outra com uma lente “telephoto” de 56mm com abertura de f/2.8.

O cenário possibilita o novo iPhone trabalhar com o que Apple chamou de zoom ótico em até 2x e zoom via software de até 10x, só que dessa vez com mais qualidade graças a câmera de com lente de 56mm.

Vale ressaltar que não é a primeira vez que um celular vem com duas câmeras, a LG com o seu G5 já trouxe isso no passado, só que a qualidade das fotos não era lá essas coisas….

E para você que gosta de tirar selfies, vai ai uma boa noticia! Em ambos os aparelhos a câmera frontal, chamada de “FaceTime Camera”, conta agora com um sensor de 7 megapixels, saindo dos 5mp da versão anterior, possui uma abertura de f/2.2 e faz videos FullHD, além de também possuir um módulo de estabilização de imagem.

CPU e GPU

gpu-speed

 

Outra novidade nos novos iPhones é o processador, o A10 Fusion marca a entrada da Apple nos processadores de quatro núcleos…ou quase isso…

De fato, o novo processador tem 4 núcleos contra 2 do processador anterior A9, porém o curioso é que segundo a arquitetura da Apple, somente dois desses processadores trabalham em alta velocidade e devem se encarregar de tarefas mais pesadas como jogos e vídeos, enquanto os outros dois processadores, denominados de “alta eficiência” se encarregarão de tarefas em background. Estes dois processadores “mais lentos” trabalham com 1/5 do consumo enérgico dos outros dois processadores.

Segundo a Apple o A10 Fusion consegue ser 40% mais rápido que seu antecessor, e graças ao design a Apple espera ter mais eficiência enérgica nos novos iPhones.

Outro destaque da Apple foi a GPU, que segundo a empresa é 3x mais rápida que a do iPhone 6s, possibilitando finalmente jogos com a qualidade gráfica dos consoles (será?)!

Tela e Design

design-iphone7

Não foi dessa vez que vimos a Apple largar mão do LCD e adotar o AMOLED ou LED como suas concorrentes, na verdade nem mesmo a resolução FullHD está presente nos novos iPhones. O display dos novos iPhone é o mesmo Retinda HD Display usado no IPhone 6s. Embora a empresa tenha destacado que as telas dos seus novos celulares terão um range de cor superior aos das versões anteriores, a Apple deve continuar atraz da Samsung e seu display AMOLED novamente.

Por fora tanto o iPhone 7 quanto o 7 Plus mudaram pouco se considerado suas versões anteriores. As novidades mais marcantes estão na mudança da posição da antena, agora acima da câmera e no fato dos novos celulares serem resistentes a poeira e a prova d’agua…sim senhoras e senhores, acabou o medo de deixar o iPhone cair na privada ou a correria para colocar o aparelho em um pote com arroz após uma queda na piscina!!!

Por último, os novos iPhones põe fim ao modelo de 16gb de armazenamento. Os novos aparelhos começam com 32gb, indo até o 256gb de capacidade.

Tanto o iPhone 7 e 7 plus serão lançados no dia de 16 de setembro nos Estados Unidos custando $649 e $ 769 respectivamente.

Não foram revelados preços e data de lançamento no Brasil.

Para mais informações sobre Apple, iPhone e celulares em geral, fique ligado no Rota42 e em nossas páginas no Twitter e Facebook.

Tags : AppleiPhone 7iPhone 7 Plus
Tony "Gago" Borges

O autor Tony "Gago" Borges

Amante de tecnologia, leitor de quadrinhos, gamer razoável e compulsivo por séries nas horas vagas.