close
Ciência e TechEspaçoNotícias

NASA | O que vem depois da Cassini e da New Horizons?

Quando pensamos na NASA, vem à mente nomes como Voyager, Cassini, Juno e New Horizons. Sim, a agência já foi até a Lua, ajuda na Estação Espacial Internacional e planeja uma viagem a Marte, mas não podemos colocar de lado as informações incríveis que as sondas nos ofereceram. Agora, preparando o terreno para uma nova era de descobertas, a agencia espacial americana está discutindo qual será a próxima missão.

Não pense você que esse tipo de coisa é decidido na moeda. Na verdade, existe um comitê chamado New Frontiers (Novas Fronteiras) que recebe uma série de propostas e, a partir daí, começa todo um trabalho de analise a respeito de viabilidade técnica e científica. A NASA pretende ter uma resposta em 2019 e esse projeto terá orçamento de US$1 bilhão para ser transformado em realidade.

NASA Cassini

Normalmente, a New Frontiers é bastante silenciosa com relação aos seus trabalhos, mas com base nos tópicos de interesse da mesma, dá para ter uma ideia das novidades que teremos na próxima década. Difícil não ficar empolgado:

  • Trazer de volta à Terra material coletado da superfície de um cometa
  • Trazer de volta à Terra amostras de superfície sul da Lua
  • Exploração de mundos oceânicos (Titã ou Encelado – luas de Saturno)
  • Uma nova sonda a ser enviada para Saturno
  • Exploração dos asteroides troianos de Júpiter
  • Sonda para análise do clima de Vênus

Em uma reunião onde se discutiu a última missão da Cassini, Linda Spilker, uma das cientistas do projeto, revelou que três propostas do projeto pretendem continuar o trabalho da Cassini (o que é ótimo). Outro pretende trazer de volta à Terra gás da atmosfera de Saturno, enquanto um terceiro teria como objetivo explorar os lagos de hidrocarbonetos de Titã em busca de aminoácidos – um possível indicador de vida.

NASA New Horizon

A nova missão deve ser lançada por volta do ano de 2024 – sim, esse tipo de coisa leva tempo. Baseado no espetáculo que foram as imagens da Plutão pela New Horizons (novas tecnologias, uso de câmeras de alta definição, etc.), é de se esperar que novas sondas nos tragam não apenas uma nova era de informação e conhecimento, mas um novo show no que diz respeito as belezas do nosso sistema solar. Ah! Vale lembrar que gravamos um MegaProsa super especial sobre o futuro do homem no espaço.

Para mais informações sobre espaço e tudo mais, fique ligado no Rota42.

Tags : CassiniJúpiterNASANew HorizonsSaturno
Thomaz Maioline

O autor Thomaz Maioline

Leitor de ficção cinetífica, hi-tech afficionado, fã de Seinfeld. Fanático com música, livros e quadrinhos. Caçador de barganhas.