close
Ciência e TechEspaçoNotícias

SpaceX | NASA preocupada com a segurança dos lançamentos

Quem olha para os planos da SpaceX fica maravilhado com uma nova era da corrida espacial, com empresas privadas e estatais mirando o futuro para Marte e além. Por outro lado, pouca informação é direcionada a segurança de todo esse trabalho – principalmente depois da explosão de um Falcon 9 ainda na plataforma de lançamento. Agora, um documento disponibilizado pelo The Wall Street Journal mostra que a própria NASA tem ressalvas sobre os foguetes da empresa de Elon Munsk.

O texto informa que um comitê da Agencia Espacial Internacional estava preocupado com a segurança do sistema de abastecimento dos foguetes da SpaceX. O ponto mais crítico é a forma com que ele é feito: o foguete é abastecido totalmente apenas trinta minutos antes do lançamento, o que segundo a carta “vai totalmente contra 50 anos de práticas de segurança de lançamentos de foguetes”.

Por outro lado, a SpaceX diz que tem trabalhado com a NASA de forma detalhada em todo perigo em potencial há quase dois anos e que os controles de segurança foram aprovados pela própria agência americana. Frisam ainda um “controle constante” de forma a prever problemas inéditos. Claro, Elon Munsk e sua equipe colocam muita ênfase no sistema de aborto da cápsula Dragon, que se ejeta do foguete em caso de problemas. Falamos mais sobre ela aqui.

Veja aqui o teste da Dragon (como é um lançamento, sugiro abaixar o volume)

NASA preocupada com a SpaceX

A NASA aproveitou a oportunidade para deixar claro que está acompanhando todo o processo executado pela SpaceX, e que o comitê que emitiu a carta trabalha com a Estação Espacial Internacional, uma equipe independente da que faz vistoria em voos espaciais comerciais.

Apesar de todo o fascínio com os trabalhos da SpaceX, é interessante ver que há certo descrédito mesmo dentro da NASA. Difícil dizer se tratar de descrédito ou ações de lobby dentro da agência, pois Boeing e Lockheed Martin são empresas que praticamente inventaram a prática e são concorrentes diretas da empresa.

Isso tudo só vem para atrasar os planos da empresa. Nós, expectadores, queremos mesmo é ver cada vez mais foguetes decolando rumo ao espaço. Mas claro, com segurança.

NASA preocupada com SpaceX

Para mais informações sobre SpaceX e tudo mais, fique ligado no Rota42 e em nossas páginas no Facebook e Twitter.

Tags : DragonElon MunskFalcon 9NASASpaceX
Thomaz Maioline

O autor Thomaz Maioline

Leitor de ficção cinetífica, hi-tech afficionado, fã de Seinfeld. Fanático com música, livros e quadrinhos. Caçador de barganhas.