close
Audio e VídeoNotíciasXbox One

O áudio de Gears of War 4 é absolutamente incrível!

Você já parou para pensar em todo o trabalho que é dedicado ao som dos jogos? Da mesma forma que gráficos realistas oferecem imersão visual em ambientes virtuais, o som segue pelo mesmo caminho, colocando o jogador de fato dentro daquele mundo. Gears of War 4 acaba de inovar nesse quesito, oferecendo uma tecnologia incrível que garante ainda mais realismo mesmo com um simples par de fones de ouvido.

Desenvolvido nos laboratórios da própria Microsoft, a Triton é uma tecnologia que garante realismo ao áudio dos jogos simplesmente analisando o ambiente e calculando como o som se propaga por ali. Pense em uma casa de madeira e outra casa de concreto: o áudio se propaga de maneira diferente tanto para quem dá um tiro do lado de dentro, como para quem escuta do lado de fora. Ou: se você colocar um sol para iluminar o cenário, a tecnologia precisa mapear a área para saber onde a luz vai bater. A Triton trabalha exatamente isso. Confira no vídeo abaixo (se não estiver usando fones, não precisa abrir).

Por hora, essa tecnologia é exclusiva do Gears of War 4 e da Unreal Engine. Para surpresa de todos, outros jogos da própria Microsoft como Halo e Forza não poderão utiliza a Triton por utilizarem engines diferentes. John Morgan, diretor de áudio da Coalition disse que isso acontece por conta de toda a customização que outras engines utilizam. Levar a tecnologia até lá acabaria gerando muito trabalho.

É importante lembrar que já existiram outras tecnologias que prometiam a mesma coisa no PC, mas nenhuma com um nível tão satisfatório como no Gears of War 4 (alguém aí lembra do EAX da Creative ou do Aureal A3D?). Com base no que se vê em no vídeo acima, a vontade é que todos os jogos passem a utilizar essa tecnologia.

Consegue imaginar algo como a Triton abraçado com o áudio 3D? Os estúdios estão fazendo a sua parte, você jogador, faça a sua: pare de usar esses fones de ouvido vagabundos e arrume algo de qualidade!

Gears of War Voxels
Calculo do áudio em tempo real

Para mais informações sobre games e tudo o mais, fique ligado no Rota42 e em nossas páginas do Facebook e Twitter.

Tags : AudioAudio 3DGears of War 4Microsoft
Thomaz Maioline

O autor Thomaz Maioline

Leitor de ficção cinetífica, hi-tech afficionado, fã de Seinfeld. Fanático com música, livros e quadrinhos. Caçador de barganhas.