close
GadgetsMobileNotícias

Pixel | Os novos smartphones by Google

O fim de uma era e o início de outra, assim foi o anúncio da linha de smartphones Pixel, que irá substituir a já conhecida linha Nexus como a “experiência definitiva” para quem usa Android.

No último dia 04, a gigante das buscas revelou os dois aparelhos que serão lançados no próximo dia 20 de outubro nos Estados Unidos. E seguindo o mesmo modelo da Apple, a Google anunciou os smartphones Pixel e Pixel XL com telas de 5” a 5.5″, respectivamente.

Por dentro do Pixel

google-pixel-hardware

Ambos os aparelhos possuem tela AMOLED, ficando a resolução 1920×1080 para o aparelho de 5”, quanto o de 5.5” vem com a resolução QuadHD (2560×1440 pixels). Os dois aparelhos também não deixam a desejar quando o assunto é memória RAM e CPU, vindo com 4GB de memória e também equipados com o processador Snapdragon 821.

O mais novo processador de 4 núcleos da Qualcomm, assim como o da Apple, possui núcleos operando em velocidades distintas, dois mais rápidos para as tarefas mais pesadas (chegando até 2.15 Ghz) e dois mais lentos focados em eficiência energética (chegando no máximo em 1.6Ghz), algo que deve se tornar tendência no mercado.

A melhor câmera em um smartphone

camera-pcadvisor
imagem: pcadvisor

Entretanto, o grande foco da Google foi a câmera dos aparelhos. O novo pixel vem equipado com uma câmera de 12MP, f/2 de abertura além compatibilidade com HDR+! A empresa também disse que a câmera dos celulares Pixel são as mais rápidas do mercado, com 0% de lag no shutter.

A velocidade da câmera se deve, em parte, na escolha de EIS (Eletronic Image Stabilization) e não do mais comum OIS (Optical Image Stabilization). A grosso modo, a diferença das duas tecnologias de estabilização de imagem está no fato que, no EIS a correção da imagem é feita eletronicamente com os dados já no sensor (CCD), enquanto no OIS a correção é feita antes da imagem chegar ao sensor, de maneira “analógica”.

E a comparação com a câmera do novo iPhone 7 plus era realmente algo inevitável. No teste da empresa DXOMark, conhecida por determinar padrões de qualidade de câmeras fotográficas, especialmente em celulares, o Pixel ficou com um score de 89, superando o celular da Apple que na ocasião havia ficado com 86, se tornando a melhor câmera já feita para um celular.

O fim de uma era e o início de outra

google-pixel-cores

Sempre fui um fã da linha Nexus e dar adeus a ele (e ao modo como as coisas eram) é chato, mas é para melhor. Embora os celulares da linha Pixel sejam fabricados pela HTC (fechando o ciclo, já que os primeiros Nexus vieram de uma parceria com a empresa), o projeto do smartphone é todo da Google, diferente do que era feito anteriormente onde a empresa criadora do Android ficava apenas responsável por colocar uma rom “stock” nos aparelhos criados pelas parceiras.

Essa mudança na construção do “Smartphone da Google” promete dar um novo tom na já acirrada disputa entre a Apple e Samsung.

No quesito armazenamento, tanto o Pixel quanto o Pixel XL vem com opções de 32 e 128GB e sem possibilidade de expansão. Os preços iniciais são de US$649 e US$769 respectivamente para as versões de 32GB, infelizmente ainda não há planos para lançamento no Brasil.

Quer saber mais sobre smartphones e o Google Pixel? Fique ligado no Rota42 no Twitter e Facebook.

Tags : GoogleNexusPixelPixel XLsmartphone
Tony "Gago" Borges

O autor Tony "Gago" Borges

Amante de tecnologia, leitor de quadrinhos, gamer razoável e compulsivo por séries nas horas vagas.