close
EspaçoNotícias

Planetas Análogos à Terra | Um novo planeta logo ali?

Planetas Análogos à Terra (chamados pelo mundo de Earth-like Planets) são conhecidos como planetas localizados em sistemas solares distantes com condições muito semelhantes as encontradas por aqui, o que inclui planetas rochosos com água em estado líquido relativamente próximo de sua estrela. O estudo desse tipo de objeto é novo, já que apenas recentemente telescópios potentes o suficiente conseguiram enxergar tão longe.

Planetas Análogos à Terra exoplaneta

Para o fascínio de todos, o jornal alemão Der Spiegel informa que cientistas da ESO (Observatório Europeu do Sul, em tradução direta) estão perto de anunciar um planeta análogo à Terra relativamente perto do nosso sistema solar. De acordo com suas fontes, a ESO vai fazer o anúncio ao final desse mês.

Esse planeta (ainda sem nome) orbita a estrela Próxima Centauro no Sistema Alpha Centauro e a sua distância para esse pequeno sol significa que ele pode possuir água em estado líquido. O jornal enfatiza “até então, nunca foi possível encontrar uma segunda Terra tão perto de nós”.

Vamos exemplificar a importância disso: o Telescópio Kepler tem feito um trabalho fabuloso em encontrar planetas análogos à Terra. Mais de 2.326 planetas já foram confirmados – com outros 2.300 ainda aguardando confirmação. Porém, o mais próximo deles (Kepler 452b) se encontra há 1.400 anos luz de distância. O planeta descoberto pela ESO está a apenas 4.24 anos luz de distância. Sim, está longe, mas em uma escala de universo, podemos dizer que está logo ali na padaria da esquina.

A notícia do Der Spiegel é incrível quando pensamos nas consequências da história do homem no espaço, principalmente quando lembramos que a água é uma substância muito mais comum no universo do que sabíamos até então. Vamos esperar por uma confirmação oficial da ESO de dedos cruzados.

Para mais informações sobre espaço, a vida, universo e tudo o mais, fique ligado no Rota42.

Tags : exoplanetasKeplerPlanetas Análogos à Terra
Thomaz Maioline

O autor Thomaz Maioline

Leitor de ficção cinetífica, hi-tech afficionado, fã de Seinfeld. Fanático com música, livros e quadrinhos. Caçador de barganhas.