close
NotíciasPCPlaystation 4

Playstation Now | Sony finalmente abraça o PC

A Sony revelou hoje que o Playstation Now, seu serviço de streaming, está vindo para os PCs. Isso significa que, finalmente, os PC Gamers poderão participar das aventuras de Kratos, Nathan Drake, Ratchet & Clank e vários outros.

Para quem não conhece esse serviço (que a Sony disponibiliza por 20 dólares), aqui vai uma breve explicação: o PS Now pode ser comparado ao serviço prestado pela Netflix, ou seja, o usuário acessa uma plataforma online que disponibiliza uma lista de jogos que podem ser jogados (hoje somente conteúdo do PS, PS2 e PS3). E você não precisa fazer download de nada, mas sim os joga através de uma transmissão online de dados. Dessa forma a única coisa que uma pessoa precisará para utilizar o Playstation Now é um monitor e um acesso a internet. (uma Tv smart já resolve). E o novidade agora é a expansão da área de atuação da empresa, que ficava restrita somente ao PS4 e PS Vita, para os PCs. A Sony recomenda ter pelo menos 5mb de banda larga.

Interessante não? Os relatos que temos de jogadores de fora que já utilizam o serviço, dizem que os games rodam como se o console estivesse na sua frente. Com o detalhe de esporádicas quedas na qualidade da imagem (como se fosse um soluço da conexão). De qualque forma, a ideia da Sony é um pequeno passo para a extinção de hardwares e consoles. Se pensarmos no futuro, é possível que todos os games serão jogados através de serviços de streaming. E isso significa o fim da corrida pelo melhor PC e também dos jogos piratas. Mas não se desespere, pois nós consumidores só iremos ganhar com esse cenário utópico. Isso porque, qualquer pessoa poderá jogar um game em full HD, ou até mesmo em 4k, com um único pré-requisito: uma velocidade de banda larga suficiente. É pouco se comparado com o preço de um PS4 ou um PC “High End”.

dualshock-adaptor

Por fim, além da notícia do PS Now, a Sony revelou seu novo adaptador USB para conectar o Dual Shock 4 a um PC ou MAC. Ele custará 25 dólares e estará disponível para compra em setembro. Finalmente uma solução oficial para se conectar o Dual Shock 4 ao PC (adeus a “gambiarra” com programas e configurações burocráticas). Mas a pergunta que passou pela minha cabeça é: se o Playstation Now funcionará bem com outros gamepads ou teremos que ter o Dual Shock 4?

É importante lembrar que o serviço ainda não existe do Brasil, mas de qualquer forma o que tivemos hoje foi uma rendição da Sony ao grande mercado dos PCs. Será que isso significa que nós PC gamers ganhamos a guerra? Que comecem as brigas nos comentários!

Para mais do Playstation Now e outras notícias da Sony, fique ligado no Rota42.

Tags : pcPlaystation 4Sony
Antonio "The Kraken"

O autor Antonio "The Kraken"

Vou me descrever usando o que já escutei de mim mesmo: esquisito. nerd do computador, velho rabugento, Goofy, "se demorasse 20 segundos a mais para nascer, nasceria uma mulher".
  • Gladston Borges

    Não to nem acreditando! Finalmente vou jogar The Last of Us!