close
GamesNintendo

Pokémon Go | Lançado o novo recurso “Buddy System”

Pokémon Go recebeu essa semana a tão falada atualização que traz o “Buddy System”, recurso que possibilitada o jogador escolher um dos seus Pokémons como “companheiro” e “andar com ele” pelo mapa recebendo “candies” a cada x quilômetros percorridos.

A atualização veio com a promessa de tratar uma das grandes frustrações do jogo, que era a dificuldade de encontrar as “candies” necessárias para evoluir os Pokémon mais raros, já que a única maneira de conseguir os itens até então era pegando repetidamente o mesmo bichinho.

Com o recurso finalmente lançado vamos ver se toda a expectativa criada em torno dele foi justificada, e se finalmente você vai conseguir completar a sua pokedex com aquela evolução rara que já tinha desistido.

Você não está mais só, ou quase isso…

Um dos boatos que saíram nos últimos dias, e que não se confirmou, foi o da presença do seu Pokémon no mapa juntamente com o seu personagem. Atualmente o seu companheiro fica visível somente ao lado do seu retrato ou ao lado do seu personagem no perfil.

Porém a Niantc labs, empresa responsável pelo jogo, escondeu no novo recurso outro “segredo” envolvendo o Pikachu. Escolhendo o bichinho amarelo como “buddy” e andando 10km o Pikachu vai para o ombro do jogador, assim como ele faz com o Ash no desenho original (bem legal, e ainda bem que não é o Snorlax, já pensou?).

pikachu-buddy

Prepare-se para caminhar, ainda mais.

A mecânica do novo recurso é quase a mesma que já havia vazado. O que muda é o fato de que não se ganha xp a cada “x km andados” juntamente com os “doces” e também não há variação na quantidade de candy por Pokémon, (embora já haja relatos na internet de jogadores que chegaram a ganhar duas candies em determinadas situações).

Outro detalhe que mudou é a distância necessária por uma “candy”; se você é daqueles que achou que a cada 1km ganharia um “docinho” do Pokémon escolhido, melhor verificar o status do seu tênis.

No caso a Niantic Labs separou os Pokémons em três níveis diferentes de distância a serem percorridas, sendo elas 1, 3 e 5km. E como você já pode adivinhar o Dragonite não está no grupo “de 1km”.

charmellion-buddy
Não podia ser 1km?

Obviamente a categoria de 1km é reservada para aqueles mais fracos ou em estágios iniciais como é o caso do Pidgey, Geodude e o próprio Pikachu. E se você está se perguntando se o Magikarp está nesta categoria de 1km, a resposta é sim! Agora a sua alternativa para conseguir aquele Gyarados é andar uns nada modestos 400km…preparado?

Alguns sites da internet já tem a relação completa dos Pokémons e suas respectivas distâncias, neste caso uma das melhores que vi foi a do poke assistant que além da listagem, traz também um ranking “cp/km” que indica os monstrinhos mais fortes que você consegue evoluir mais rápido, considerando somente “uma caminhada” como fonte de candy.

A mecânica

O recurso é bem intuitivo, para escolher um Pokémon como seu “buddy” basta tocar no perfil do seu personagem e o menu que antes trazia somente as opções Journal e Customize agora irá trazer também a opção para escolher o seu “companheiro”. Após escolhido, o Pokémon dividirá o perfil com seu personagem. Também é possível verificar a distância necessária para se obter um “candy” além da já percorrida clicando no Pokémon a partir do perfil.

Também é possível trocar o seu “buddy” a qualquer momento, a unica restrição é que se por a caso você já andou alguma distância com o atual, ela será perdida ao trocar o Pokémon.

E aí, o que achou do novo recurso do jogo? Preparado para caminhar em busca daquela evolução rara? Conte-nos nos comentários e para mais informações sobre Pokémon Go fique ligado no Rota42 no twitter e facebook.

Tags : Buddy systemPokémon Go
Tony "Gago" Borges

O autor Tony "Gago" Borges

Amante de tecnologia, leitor de quadrinhos, gamer razoável e compulsivo por séries nas horas vagas.