close
GamesNotícias

Project Scorpio | Executivo sugere jogos 4K sem upscale

Project Scorpio ou PlayStation 4 Pro? Sem dúvida a “resolução 4k” promete ser o próximo campo de batalha das empresas Sony e Microsoft. E podemos dizer que Sony “largou” na frente com o novo playstation, mas a Microsoft não pretende deixar isso barato.

A empresa tem usado seus executivos para manter a imprensa com foco no Project Scorpio, que só deve ser lançado em 2017, e o responsável pela última declaração é o gerente geral da Microsoft Studios, Shannon Loftis.

Em recente entrevista ao USA Today para promover o jogo ReCore, o executivo comentou que o estúdio irá lançar todos os jogos para o Project Scorpio rodando nativamente em 4K (3840 x 2160), dando a entender que o novo console é capaz de fato de tal façanha.

É uma declaração para lá de ambiciosa, vale lembrar que a Sony também coloca jogos em 4k como o grande trunfo do seu novo console, porém se considerarmos o hardware e custo associados para um jogo rodar nesta resolução de maneira satisfatória, afirmações como esta se distanciam cada vez mais da realidade.

Em um passado recente por exemplo, tivemos as duas empresas afirmando que o Xbox One e PS4 rodariam os jogos 1080p nesta geração, embora alguns jogos realmente sejam executados em FullHD, o fps é travado em 30 frames. Vale lembrar que a promessa de jogos nesta resolução vem desde a geração passada, que em sua maioria ficou em 720p ou até mesmo inferior em alguns casos.

E o contexto piora ao analisarmos a grande quantidade de jogos cross platform que nesta geração que estão rodando em resoluções abaixo da FullHD, como Watch Dogs e Dead Rising 3 (e mesmos estes também com o fps travado em 30 frames). Jogos FulHD e em 60 frames nesta geração só mesmo os remasterizados.

Dado esse cenário fica difícil acreditar em um salto considerável de performance na próxima geração realmente deva acontecer, principalmente considerando que 4k é uma resolução 4x maior que a atual, ainda tão desafiadora para os consoles.

Seja como for, esta briga só está começando e para saber mais sobre o Projeto Scorpio e o PS4 Pro, fique ligado no Rota42 e em nossos canais no Twitter e Facebook.

Tags : 4kMicrosoftPlayStation 4 ProProject ScorpioSony
Tony "Gago" Borges

O autor Tony "Gago" Borges

Amante de tecnologia, leitor de quadrinhos, gamer razoável e compulsivo por séries nas horas vagas.