close
NotíciasPlaystation 4

PS4 Pro | Novo console da Sony promete HDR e 4K

Chegou o dia em que a Sony oficializa a primeira vez em que um console seu, ainda em fabricação, passa por uma atualização de hardware. Não, não estamos falando de uma versão menor, ou slim, que ja virou tradição nos consoles da Sony. O novo video game é uma versão mais potente do seu Playstation 4. Oficialmente chamado de Playstation 4 Pro, o console possui mais potência, oferecendo jogos com gráficos melhores, streaming de vídeo em 4K – praticamente uma nova máquina.

Andrew House, Presidente Global e CEO da Sony Interactive Entreteinement tomou o palco para apresentar o novo console, ao mesmo tempo em que anunciou o lançamento de uma versão menor do atual PS4 – sim, a versão vendida até agora será descontinuada.

O que é o PS4 Pro?

Ps4-Pro

Muitas das informações que vazaram no inicio do ano se mostraram verdadeiras. O PS4 Pro possui um hardware que consiste em uma GPU 2x mais potente que a do atual console. Detalhes sobre CPU e memória não foram mostrados na feira.

Com mais potência, a Sony anuncia o PS4 Pro como uma máquina pronta para games com resolução 4K; além de HDR, tecnologia capaz de trabalhar a luz da forma que os nossos olhos realmente veem – o preto é mais preto e o contraste muito mais realista. Fato interessante é que Mark Cerny, responsável pelo desenvolvimento do PS4, disse que muitos jogos vão rodar em uma resolução mais alta – não deixando claro se está falando de 4K, o que nós aqui do Rota42 achamos algo mais realista, já que não conseguimos entender como uma GPU 2x mais potente seria capaz de empurrar 4x mais pixels. Provável que alguns jogos apareçam com resolução acima do 1080p, mas longe do 2160p.

Foi anunciado o Forward Compatibility, um médoto (atualização) em que jogos já lançados poderão aproveitar o poder extra do PS4 Pro. Foram mostrados Middle-earth: Shadow of Mordor e Infamous Second Sun rodando com novas opções gráficas. A Activision deixou claro que COD Black Ops 3 também terá uma atualização e que o inédito Call of Duty: Infinite Warfare também terá visuais mais ricos no novo console. 

Com relação aos jogos, não é preciso se preocupar. Os mesmos discos utilizados no PS4 clássicos rodam perfeitamente no novo console. Jogos como o novo Spider-Man, Deus Ex: Mankind Divided, Rise of the Tomb Raider, Watch Dogs 2, Battlefield 1 e Mass Effect Andromeda (sim, ele mesmo!), foram mostrados rodando em 4k – segundo a Sony.

[Atualização]

Um representante da Crystal Dynamics resolveu falar um pouco da versão comemorativa Rise of the Tomb Raider: 20 Year Celebration que será lançada para o PS4 Pro. O que dá uma informação muito realista sobre o que outros estúdios devem seguir com o novo console:

Rise of the Tomb Raider no PlayStation 4 Pro vai incluir três modos: resolução 4K, frame rate acima de 30fps, e visuais aprimorados, o que vai permitir uma experiência mais personalizada. O modo 4K exibe o jogo em resolução 4K (obviamente) em TVs que suportam a resolução com uma taxa de 30 fps. O modo Frame Rate vai empurrar o framerate acima de 30 fps em 1080p com uma meta de 60 fps para uma experiência de jogo ainda mais suave. Já a opção Visuals Enriquecido vai aumentar recursos gráficos do jogo para uma experiência mais realista e luxuosa em 1080p a 30 fps.

Como podemos ver, é algo muito parecido com o que temos no PC, com a vantagem de ser possível aproveitar todas as vantagens de se trabalhar com uma plataforma fechada. Cheque o vídeo do Tomb Raider abaixo:

[Fim da Atualização]

[Atualização 2]

As primeiras análises mostram que o PS4 Pro não é capaz de rodar jogos em resolução 4K nativa, ao invés disso, utiliza de uma tecnologia que está sendo chamada de Next-gen Upscale. A própria GPU consegue dobrar a quantidade de pixels na tela via hardware, sem aparente perda de performance para o aparelho – da mesma forma que as TVs 1080p e 4K fazem com sinais de resolução mais baixa.

Como dissemos aqui, seria muito difícil a GPU do console entregar 4K de verdade, mas a técnica de upscale está sendo aprovada pela critica especializada, fazendo o console entregar visuais muito melhores que os atuais em uma caixa de preço reduzido.

[Fim da atualização 2]

O PS4 Pro será lançado no dia 10 de novembro custando $399 dólares.

Streaming 4K

Para os interessados em um aparelho para fazer streaming de conteúdo 4K, foi confirmado que apps do Netflix e YouTube terão versões já no dia do lançamento, com HDR disponível.

PS4 Slim

PS4 Slim

Em paralelo ao PS4 Pro, a Sony exibiu a versão slim do console. Pelo que a empresa deixou entender, estamos diante do aparelho que vai substituir o atual PS4. Uma novidade bem vinda é que tanto o Slim quanto o clássico receberão uma atualização de software e ambos serão capazes de reproduzir conteúdo em HDR. Curioso lembrar que a Microsoft preferiu dedicar a tecnologia ao novo Xbox One S, ignorando o console original.

O PS4 Slim vai chegar ao mercado no dia 15 de setembro, custando $299.

Chegou o momento em que o ciclo dos consoles será reduzido, abraçando um conceito semelhante ao dos smartphones, onde nossos aplicativos nos seguem mesmo adquirindo um aparelho mais potente. Esse é um conceito vivo para os PC gamers, falta saber como o públicco que sempre jogou nos consoles vai lidar com esse novo modelo de negócio das empresas.

Para mais informações sobre o PS4 Pro (e também do futuro Xbox Scorpio),  fique ligado no Rota42 e em nossas páginas no Twitter e Facebook.

Tags : 4kHDRNetflixps4
Thomaz Maioline

O autor Thomaz Maioline

Leitor de ficção cinetífica, hi-tech afficionado, fã de Seinfeld. Fanático com música, livros e quadrinhos. Caçador de barganhas.