close
Cinema e TVNetflix

E aí? Encontraram todas as referências em Stranger Things?

ATENÇÃO: Spoilers abaixo!

Falar que Stranger Things é um sucesso é chover no molhado, isso todos nós sabemos. Porém uma das razões para a nova série da Netflfix ter conquistado tanto público, inclusive alguns do Rota42, é a quantidade de referências que a série faz a grandes obras da década de 1980.

Portanto, unindo o útil ao agradável, fui rever a série de olho nas referências para compartilhar com vocês (Caso alguma imagem esteja muito pequena, clique para ampliar)!

A fonte e música na abertura

Como dizem, vamos começar pelo começo!

A própria fonte usada no título “Stranger Things” é uma referência direta as fontes usadas nos livros do escritor Stephen King, publicados entre 1970 a 1990.

Ainda na abertura, a música é outro ponto em que os Irmãos Duffer aproveitam para homenagear os filmes daquela época, remetendo a obras Sci-Fi como Blade Runner e Tron.

Tubarão

O clássico de Spielberg é lembrado duas vezes na série. A forma mais óbvia fica por conta da ideia de comparar o comportamento do monstro com o próprio predador dos mares, na cena em que a personagem Barbara (Shannon Purser) tem sua mão cortada, fazendo com que seu sangue caia na piscina, dá a entender que, assim como o tubarão, o monstro também é atraído por sangue!

Porém a mais legal na minha opinião, é a forma como o relatório do desaparecimento de Will é feito, sendo uma referência direta a cena que o relatório do ataque do tubarão foi gravada no filme da década de 1980!

Poltergeist

Outro filme bem presente na série. Toda a parte envolvendo as luzes na casa dos Byers remete direto ao filme do diretor Tobe Hooper, além do fato de Will ser levado para outra dimensão, há também o flashback da personagem de Winona Ryder, onde ela mostra os ingressos para a sessão do filme no cinema para o seu filho.

Witchboard: Espírito Assassino

Ainda na casa dos byers, outro filme que é lembrado pelos produtores é Witchboard, de 1986. Estou falando da mesa Ouija, usada em diversos filmes do genêro como forma de comunicação com os espíritos. Só que Stranger Things faz isso com classe, ao invés de mesa, temos uma parede com as letras e luzes utilizadas por Will para se comunicar com a mãe. Fala sério!

E.T: O Extra-Terrestre

Os irmãos Duffer desde o início fizeram questão de dizer que um dos maiores clássicos de Steven Spielberg é uma grande influência para Stranger Things.

Isto pode ser visto em todos os takes envolvendo os amigos Mike, Lucas e Dustin com suas bicicletas. Porém a referência mais clara fica com a sequência na qual os três amigos estão sendo perseguidos por agentes do governo.

Se voar já era uma saída bem bacana que E.T conseguiu apresentar, “El” consegue uma saída ainda mais “Bad Ass” aqui não mesmo?

Outra sequência importante do filme da década de 80, e que também está presente em Stranger Things, é a que as crianças vestem o E.T com uma peruca e um vestido para saírem as ruas, da mesma forma, Eleven é disfarçada por Mike e seus amigos antes de irem para a escola.

Chamas da vingança

E já que estamos falando da personagem Eleven, ela é realmente um ponto de referências em Stranger Things. Além de E.T, outra grande fonte de inspiração para a personagem é Chamas da vingança de 1984, um dos primeiros na carreira da atriz Drew Barrymore, que faz a pequena Charlie McGee e que assim como “El”, também tem poderes mentais.

Conta Comigo

O terceiro, e melhor episódio de toda a temporada, é lar de uma referência direta a Conta Comigo, clássico de 1986 com River Phoenix, Kiefer Southerland e Will Weathon.

Estou falando da cena em que Mike, Dustin, Lucas e Eleven estão andando nos trilhos no meio da floresta, exatamente como os personagens de Will Weathon, River Phoenix, Corey Feldman e Jerry O’Connell fazem na sua busca pelo “corpo do menino morto”.

E por fim, embora não seja nenhum easter egg, que encerramento maravilhoso ao som de “We can be heroes” do David Bowie não mesmo?

Alien (1979)

Outro filme bastante referenciado, Alien de 1979, acabou sendo uma inspiração quase tão grande quanto E.T e Goonies.

Toda a sequência na dimensão do monstro quando os personagens Joyce e Hopper vão resgatar Will, lembra muito a sequência do filme de 1979 em que membros da tripulação da Nostromos entram na nave alienígena responsável pelo “sinal de socorro”. Outro ponto é o fato que descobrimos no oitavo episódio, sobre como monstros de Stranger Things se reproduzem, sendo outra referência direta a Alien.

Ainda falando de Alien, o nome do patrulheiro que encontra o corpo de Will no segundo episódio, Bannon, é uma referência direta ao co-roteirista do filme de 79 Dan O’Bannon.

J.R.R Tolkien

As obras de Tolkien também são diretamente referenciadas, a primeira forma é pelo nome da floresta onde Will desaparece, “Mirkwood”,  pertencente a duas florestas no universo criado por Tolkien. Outra detalhe vindo da obra do escritor é a “senha” para se entrar no esconderijo de Will, “Radagast”, é um importante personagem da historia do Hobbit, um  mago da mesma ordem que Gandalf pertence.

Posters de O enigma de outro mundo e Uma noite Alucinante

Por fim, não poderíamos deixar de falar dos posters destes dois filmes, presentes tanto no quarto do irmão de Will (o pôster de uma noite alucinante), quanto no recanto “nerd” do personagem Mike Wheeler (o post de o enigma de outro mundo).

E ai, curtiu os easter eggs? Achou alguma referência em Stranger Things que nãos listamos aqui?

Deixa sua descoberta para gente aqui nos comentários e para mais novidades e coisas interessantes sobre Stranger Things e séries em geral, fique ligado no Rota42!

Tags : easter eggsNetflixreferênciasStranger Things
Tony "Gago" Borges

O autor Tony "Gago" Borges

Amante de tecnologia, leitor de quadrinhos, gamer razoável e compulsivo por séries nas horas vagas.
  • Demerson Guilherme

    A série é simplesmente fantástica! Muito bacana as referências apontadas velim!

    Sobre “Tubarão”, há um pôster do filme no quarto de um dos meninos. Depois vejo em qual deles e falo aqui…