close
GamesNotíciasPlaystation 4

Rumor | Vazam mais informações do “Playstation NEO”

Parece que Sony está mesmo tendo problemas (ou não) para conter vazamentos de informações sobre o “PS4K”, ou “Playstation Neo”, como vem sendo chamado.

A mais recente onda de vazamentos toma a forma de um PowerPoint, que parece ser o mesmo que o site Giant Bomb teve acesso no começo do ano.

Antigo ou não, já podemos ver várias informações bem interessantes – considerando que sejam de alguma forma verdadeiras -, a começar pelo “codinome” que parece mesmo ser “Playstation Neo”.

NOVO HARDWARE:

Todos já esperávamos isso, afinal o desafio de se jogar em 4K (3840 x 2160 pixels) com frame rates minimamente aceitáveis não é uma tarefa simples. Podemos tomar como exemplo os próprios PCs, que somente com o lançamento das novas gerações de placas de vídeo esse ano, começam a demonstrar que o momento da resolução UltraHD pode estar chegando (mesmo assim, nenhuma placa ainda suporta sozinha a resolução 4k com 60fps estáveis).

Para tentar domar a fera, o “Playstation Neo” virá com os mesmos 8 núcleos do console original, porém rodando a 2.1Ghz ao invés dos 1.6Ghz atuais.

Mas o verdadeiro salto do hardware do novo modelo parece mesmo estar na GPU da AMD. A nova versão do console promete vir com nada mais, nada menos, que 36 Compute Units, dobrando a quantia atual (18) e claro, com um clock maior (911Mhz contra 800 atuais).

Mas as novidades por conta da GPU da AMD não param por aí, embora não tenhamos indicado nenhum aumento na memória do console, que permanecerá com os 8GB GDDR5, a largura de banda promete ser maior, dando um salto dos 176GB/s para 218GB/s, o que indica um maior clock na memória também.

NEO MODE e Base MODE:

Acredito que a maior novidade que podemos identificar seja por conta da informação de como o console deve se portar com relação ao seu “irmão menor”.

Aparentemente, o “Playstation Neo” terá dois modos, chamados na apresentação de “Base Mode” e o outro de “NEO Mode”.

O “Base Mode” é o modo pelo qual a nova versão rodará os jogos do PS4 atual, incompatíveis com o novo modo e, portanto, sem quaisquer melhorias que por ventura o novo aparelho tenha como oferecer.

Já no “NEO Mode” poderemos ter os jogos antigos do PS4 fazendo uso do novo hardware, obtendo, por exemplo, maiores taxas de frame rate e porque não, da própria resolução 4k.

A boa notícia para os desenvolvedores fica por conta de que será possível lançar um patch de atualização para os jogos que quiserem fazer uso dos novos recursos do NEO MODE.

DATA DE LANÇAMENTO?

Não foi dessa vez que tivemos alguma ideia de quando o novo Playstation será lançado. Porém, ao analisarmos as datas de disponibilização e suporte dos primeiros kits de desenvolvimento e testes mencionados, podemos ter uma ideia de quando ”ele não será lançado” e com isso estimar uma possível janela para o lançamento.

De acordo com o documento, os kits atuais parecem ter sido disponibilizados em abril desse ano e terão suporte até a primavera de 2017(fim do primeiro semestre). Portanto, é possível que não veremos o “Playstation Neo” até o verão do mesmo ano, até mesmo porque temos o lançamento do Playstation VR em outubro desse ano, e não parece muito lógico a Sony lançar outro hardware que poderia simplesmente “canibalizar” seu produto de realidade virtual.

Verdadeiro ou não, parece que a Sony está a todo vapor com o seu novo console. Ainda precisamos ver o impacto dessa mudança de paradigma do mercado, que está acostumado com ciclos de vida para vídeo games.

Quer ficar ligado em tudo sobre o novo Playstation e vídeo games em geral? Fique ligado no Rota42!

Tags : 4kPlaystation 4Playstation NEOSonyvídeo game
Tony "Gago" Borges

O autor Tony "Gago" Borges

Amante de tecnologia, leitor de quadrinhos, gamer razoável e compulsivo por séries nas horas vagas.