close
Ciência e TechEspaço

SpaceX | Foguetes retornando ao espaço em menos de 24h!

Durante uma conferência sobre pesquisa e desenvolvimento da Estação Espacial Internacional, Elon Munsk, proprietário da SpaceX, informou que o próximo desafio da empresa é o relançamento de foguetes reutilizáveis em até 24 horas. A meta é ambiciosa, já que consiste em enviar um veículo ao espaço, faze-lo retornar em segurança, efetuar o abastecimento e envia-lo novamente para fora do planeta.

Mas o histórico está a favor da empresa, pois não apenas o módulo de lançamento já retorna com segurança, mas também o módulo de carga. Por outro lado, o cone superior (o topo do foguete que auxilia na aerodinâmica do veículo), foi aterrissado, mas ainda não é possível reutiliza-lo. O próprio Munsk chama de “a cereja do bolo” e planos para retornar a peça em segurança estão marcados para 2018. Segundo ele, a reutilização dos foguetes é algo fundamental para o futuro do homem no espaço, já que assim é possível reduzir drasticamente o custo das viagens.

Para termos uma ideia, a SpaceX explica em números a economia feita com a sua tecnologia: apenas o cone custa $6 milhões, ao passo que o primeiro estágio de um Falcon 9 custa muito menos que metade de um foguete novo. Porém, deixam claro que essa economia ainda não abraça a capsula Dragon. Elon Munsk diz que todo o trabalho que envolve a sua recuperação custa o mesmo ou até mais que uma capsula nova.

Notícias como essa sobre reutilização de foguetes faz lembrar do livro “Crônicas Marcianas” de Ray Bradbury. Lá é dito que no início da colonização do planeta vermelho houve o Verão dos Foguetes. Isto é, os lançamentos eram tão frequentes e em uma quantidade tão grande, que o calor era intenso na região onde ficavam as plataformas de lançamento. Parece que mais uma vez, apenas o tempo difere a ficção da realidade.

Para mais informações sobre espaço e tudo o mais, fique ligado no Rota42.

Tags : espaçoFogueteMarteSpaceX
Thomaz Maioline

O autor Thomaz Maioline

Leitor de ficção cinetífica, hi-tech afficionado, fã de Seinfeld. Fanático com música, livros e quadrinhos. Caçador de barganhas.