close
Cinema e TVTrailers

Blade Runner 2049 – Um novo clássico ou mais um caça-níquel?

Mando saudações do portão Tannhauser!

Fazer uma continuação de um grande filme que seja tão boa ou melhor que o primeiro é extremamente difícil. A situação é tão clara que temos poucas continuações que são lembradas com tanto amor quanto o primeiro; E quase todas dessas continuações são obras do mesmo diretor, como por exemplo Exterminador do Futuro 1 e 2 (James Cameron), Indiana Jones (Steven Spielberg) e Batman (Christopher Nolan); ou são filmes pensados como partes de uma história maior, “uma série de filmes”, como por exemplo Guerra nas Estrelas (George Lucas), Senhor dos Anéis (Peter Jackson) e O Poderoso Chefão (Francis Ford Coppolla).

No caso de não ser uma história dividida em partes ou obra do mesmo diretor, o número de continuações que tem a mesma qualidade do primeiro cai para apenas uma. Só consigo me lembrar de uma continuação de um grande filme que é tão bom quanto o primeiro e que não tem vínculo algum com a primeira obra (exceto por alguns personagens e o universo em si): Alien o Oitavo Passageiro, de Ridley Scott, e Alien o Resgate, de James Cameron.

A Warner Brothers, no dia 19 de Dezembro do ano passado, lançou o primeiro trailer de Blade Runner 2049 que será lançado em Outubro de 2017 – continuação de Blade Runner, O Caçador de Andróides de 1982. Segundo o estúdio, a história se passará trinta anos após os eventos do primeiro filme onde um novo Blade Runner, um oficial da polícia de Los Angeles chamado K (Ryan Gosling), desenterra um segredo escondido por muito tempo que tem o potencial de levar a sociedade ao caos. As descobertas de K o levam a uma busca para encontrar Rick Deckard (Harrison Ford), um antigo Blade Runner da Polícia de Los Angeles que está desaparecido há trinta anos.

Estamos diante de uma continuação para um dos grandes filmes da história do cinema que será realizada por outro diretor (e quase 40 anos depois). Quando soube que iriam continuar Blade Runner xinguei muito e prometi não ver a porcaria que seria feita. Meu pensamento foi que estavam fazendo M#!@$, mas isso foi até saber que Denis Villeneuve era o diretor…

Bom, senhoras e senhores, POSSIVELMENTE teremos um segundo filme cuja continuação é tão boa quanto o primeiro.

Blade Runner é um dos melhores filmes que já vi. Sou um “fã maluco” do escritor Phillip K Dick cujo conto “Do Androids Dream Of Electric Sheep?” foi a inspiração para o primeiro filme. Blade Runner é um filme bonito e poderoso que conta com graça e sensibilidade na direção, arte, fotografia, trilha sonora (do compositor grego Vangelis), figurino, roteiro e as atuações primorosas que criam uma obra prima.

O que esperar desta continuação?

Normalmente respondo para não perder seu tempo vendo continuações… Mas, estou realmente curioso com o resultado e realmente acredito que possa ser o filme do ano de 2017. Blade Runner 2049 conta com o mesmo roteirista do primeiro filme Hampton Fencher e um elenco interessante com nomes como Jared Leto, Ryan Gosling, Harrison Ford, Mackenzie Davis, Robin Wright, Lennie James, Barkhad Abdi, David Dastmalchian e Dave Bautista (que apesar de ser ex-lutador, foi uma boa surpresa no papel de Draxx em Guardiões da Galáxia). Contudo, o ponto mais forte do filme é o diretor Denis Villeneuve (Incêndios, A Chegada, Os Suspeitos, Homem Duplicado) e produção do diretor do primeiro filme Ridley Scott (Duelistas, Alien o Oitavo Passageiro, Gladiador, Blade Runner, Falcão Negro em Perigo)

Denis Villeneuve é um diretor que merece nossa atenção. Ele mostrou que seus filmes são de uma coragem e sensibilidades ímpar, capazes de invocar angústia existencial ao mesmo tempo em que dirige cenas grotescas de horror e ação da melhor qualidade.

Se este filme será uma grande obra ou não parece residir mais na capacidade do estúdio em não pressionar o diretor, lhe dar espaço criativo, que na capacidade de Villeneuve de realizar uma grande obra.

Aconselho a todos que assistam pelo menos seus principais filmes: Incêndios (2010), O Homem Duplicado (2013), Os Prisioneiros (2013), Sicario (2015) e A Chegada (2016) – Clique AQUI para ouvir o podcast sobre este último filme – e tirem então suas conclusões se ele merece ou não um voto de confiança. Blade Runner é um de meus filmes favoritos que ainda é baseado em um conto de um dos escritores que mais admiro e acredito que este novo filme possa ser uma grande continuação para uma obra prima – e colocar Villeneuve ao lado de James Cameron como diretores que conseguiram continuar grandes obras mantendo o mesmo nível. Ironicamente James Cameron conseguiu o feito continuando uma obra de Ridley Scott. O raio cairá duas vezes no mesmo lugar?

Tags : Blade RunnerBlade Runner 2049Dennis VilleneuveRidley ScottWarner Brothers
Mark "Yo"

O autor Mark "Yo"

Um servo das trevas... WOLOLO!!! Um servo da luz! Banido do império Shi'ar e Liga da Justiça Antártida por incompetência. Finge que gosta de HQs, música, cinema, séries, jogos, ciência, mas minha vida se limita a difundir o extreme ironing!