close
Ciência e TechNotícias

Uber | Carros autônomos nas ruas já no final do mês!

Preparado para andar em um carro que dirige sozinho? Após uma série de testes, a empresa Uber está prestes a iniciar as primeiras viagens com carros autônomos na cidade de Pittsburgh, Estados Unidos. Nada de motorista ao volante oferecendo água e balinhas, apenas coloque o seu destino no smartphone e pronto.

A notícia vem da Bloomberg, onde o CEO da empresa, Travis Kalanick, revelou que em breve, carros autônomos vão começar a transportar pessoas por aí. Com isso a empresa deixa claro o seu objetivo no longo prazo: trocar milhões de motoristas por veículos inteligentes.

Se você está em Pittsburgh, não se preocupe. Quando um carro autônomo chegar até você, haverá uma pessoa no banco do motorista – apenas acompanhando o trabalho do veículo e saber se tudo está correndo bem. O motivo disso é que a tecnologia de carros autônomos ainda não é 100% confiável, precisando de ajustes finos para eficácia total. A função dessa pessoa é anotar tudo o que acontece com o carro e retornar com esses dados para os desenvolvedores.

A forma como esses carros serão colocados nas ruas também é interessante. Você não será avisado sobre os carros autônomos, apenas quando um deles chegar até você – haverá um tablet no banco de trás onde o passageiro será informado que mesmo com uma pessoa ali na frente, o carro está andando sozinho.


Carros Autômatos Volvo XC90

Os carros autônomos utilizados pela Uber serão todos da marca Volvo (especialmente o SUV XC90), o que marca um acordo entre as duas empresas no desenvolvimento dessa tecnologia. O interessante é que mesmo utilizando Volvo nesse momento, não existe uma exclusividade, o que abre espaço para parcerias com outras empresas.

O jogo se mostra muito interessante, pois apesar de anos de desenvolvimento por parte de outras marcas como Google e Tesla Motors, a Uber é a primeira empresa a colocar carros autônomos nas ruas – mesmo que ainda em período de testes.

Para mais informações sobre tendências tecnológicas e tudo o mais, fique ligado no Rota42.

Tags : carros autônomosTesla MotorsUberVolvo
Thomaz Maioline

O autor Thomaz Maioline

Leitor de ficção cinetífica, hi-tech afficionado, fã de Seinfeld. Fanático com música, livros e quadrinhos. Caçador de barganhas.
  • Metron Knows

    Ser pioneiro garante ao player um market share de risco interessante no primeiro ciclo econômico do serviço. A empresa UBER está muito atenta para começar liderando o mercado de transporte autônomo; quando os gigantes resolverem entrar no jogo, os usuários já estarão acostumados, e logo eles irão abocanhar seus devidos mercados. A inovação é a força eletromotriz desse mercado.