close
Ciência e Tech

Uber apresenta o seu primeiro carro autônomo

UATC-CAR-BRIDGE-16x9-917x516Uber mais uma vez – felizmente uma notícia sem agressões.

Apesar de já ter sido noticiado por alguns jornais, finalmente a Uber informou oficialmente que está trabalhando em carros autônomos – isso mesmo, carros sem motorista. O trabalho está sendo feito na cidade de Pittsburg, sede da empresa, onde um Ford Fusion hibrido (foto acima) equipado com sensores, radares, scanners a laser e câmeras de alta resolução, já roda levando passageirosde um lado para o outro. Como é um experimento, um motorista está sempre presente acompanhando o trabalho do veículo.

Segundo a empresa, esse é o “primeiro passo para criar um transito mais acessível e seguro para as pessoas”. Testes como esses são interessantes, pois os sistemas desenvolvidos vão aprendendo com o transito real, a cada quilometro lidando com situações diferentes como caminhões, ônibus, ciclistas e pedestres.

Podemos entender aqui que o sinal já foi dado, já que a Uber é a primeira empresa de transportes a divulgar trabalhos reais na área de carros autônomos. A GM Motors já trabalha com carros autônomos e investiu 500 milhões de dólares no serviço Lyft (carona em inglês, rival da Uber nos Estados Unidos). Até mesmo a Google não esconde que o seu já tão divulgado trabalho com carros tem como objetivo oferecer serviços de transporte autônomos.

Os carros estão rodando, quilometro por quilometro e aprendendo sobre a loucura do transito. É questão de tempo até chamar um carro e ele chegar vazio até você, precisando apenas informar o destino desejado. Coisa do futuro até pouco tempo, mas a nossa realidade nos próximos anos.

Quer saber mais sobre carros autônomos e tudo o mais? Fique ligado no Rota42.

Tags : carros autônomosFord Fusion HibridoGM MotorsGoogleUber
Thomaz Maioline

O autor Thomaz Maioline

Leitor de ficção cinetífica, hi-tech afficionado, fã de Seinfeld. Fanático com música, livros e quadrinhos. Caçador de barganhas.